Gastroenterologia

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) vêm se tornando um problema cada vez mais comum para a saúde pública. De acordo com um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais, entre as mais comuns estão a colite ulcerosa, que atinge 59% das pessoas, e a doença de Crohn, com prevalência em 41% dos cerca de 160 mil pacientes investigados de 2008 a 2017 no Brasil.

A estimativa da Organização Mundial de Sáude (OMS) é que doenças desses tipo afetam mais de 10 milhões de pessoas no planeta. Elas fazem parte da área tratada pela gastroenterologia, especialidade médica responsável por diagnosticar, prevenir e tratar problemas não cirúrgicos no aparelho digestivo.

Além das DIIs, a área trata de diversas doenças como a gastrite e a pancreatite.

Neste cenário, a pesquisa clínica pode ser uma alternativa para milhares de pessoas ao desenvolver tratamentos e medicamentos inovadores para as mais diversas doenças na área. Isso oferece mais qualidade de vida e uma opção de qualidade que ajudará indiretamente o sistema de saúde público a lidar com o problema com cada vez mais pacientes recebendo um tratamento integral ao lado de uma equipe multidisciplinar.

Contamos com uma estrutura completa para conduzirmos pesquisas clínicas na área de gastroenterologia. Caso você possua um estudo na área e queira realizar uma parceria com o CENDERS, preencha o formulário!